Resenha: Jogos vorazes - Suzanne Collins

22 setembro 2012

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Páginas: 400
Título original: Hunger games
Editora: Rocco
Gênero: Ficção
Nota: 11111 

Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Que os jogos vorazes comecem! 

     Em jogos vorazes vamos conhecer Panem, uma nação formada por doze distritos e uma capital, anos antes quando ainda eram treze distritos, eles se rebelaram contra a capital, causando morte de milhares de pessoas e a destruição do 13° distrito. Eles só não imaginavam que a capital se vingaria. Então todos os anos tem os famosos "jogos vorazes" que eles tem que aceitar como uma festividade e nesse dia ocorre a colheita, onde cada distrito terá que mandar duas de suas crianças, um menino e uma menina como tributos, com idade entre 12 e 18 anos, para serem jogados em uma arena e lutar pela sua sobrevivencia. Mas com um detalhe: Só um sairá vivo. Esse é o preço a pagar pela revolta de anos antes, a cada ano 23 crianças morrem na arena. Mas a capital faz isso como um "aviso" de que todos os distritos estão submetidos à ele, e que se rebelar é impensável.

Quando Primrose Everdeen, de 12 anos, é sorteada no dia da colheita, sua irmã super protetora Katniss Everdeen, de 16 anos, se oferece como tributo, sem pensar duas vezes, apenas seguindo o instinto de proteger sua irmã da tão sangrenta arena. E junto com ela conhecemos Peeta Mellark, o filho do padeiro, que foi sorteado como tributo masculino. Agora eles terão de ir para a capital e passar por todo um preparativo, treinamentos, entrevistas, muitooos luxos! Para só então terem de enfrentar a arena. 

"Que a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes comece. Que ela comece de fato."

Vinte e quatro tributos serão "jogados" na arena, tendo de sobreviver ao clima, ao bichos, aos jogos da capital, e claro, aos outros tributos. Onde irão lutar pra sobreviver e também matar para viver. Afinal, só um poderá vencer a 74° edição dos jogos vorazes.

E enquanto o jogos acontecem, toda a população de toda Panem é obrigada a assistir, obrigada a sofrer, a sentir a dor de ver seus filhos morrerem. 

Katniss e Peeta terão de usar todo jogo de sedução para ganharem patrocinadores e conquistar o publico, além claro de serem fortes o suficiente para lutar e fazer o que for preciso para vencer os jogos vorazes. E ganhar o titulo não é uma questão apenas de sobrevivência para Katniss, mas sim, uma questão de honra, pois ao se despedir de sua irmã ela prometeu que voltaria pra casa.

O livro é um tanto chocante, é triste e revoltante ver a capital esbanjar dinheiro enquanto nos distritos tem crianças morrendo de fome, é triste ver eles brincando de marionete com seus cidadãos dos distritos. É triste ver ao que eles são submetidos com os jogos vorazes, milhares de sentimentos e sensações nos acometem ao ler este livro. É o tipo de obra que não nos deixa parar de ler, e quando chega no final você se surpreende. Eu a-m-e-i o livro, com certeza foi para os meus favoritos! E nem preciso dizer que super recomendo. Mas você que ler não vai se arrepender, assim como eu, só me arrependo na verdade de ter demorado tanto pra lê-lo!


"Ninguem se esquecerá de mim. Não se esquecerão do meu visual, de meu nome. Katniss. A garota quente. Pela primeira vez sinto uma pontinha de esperança percorrendo meu corpo. Por que razão eu deveria excluir minhas possibilidades de vencer esses jogos?"


"A perspectiva de perdê-lo de fato atingiu-me novamente e me dei conta do quanto desejo que ele fique vivo. E não tem nada a ver com os patrocinadores. E não tem nada a ver com o que vai acontecer quando chegarmos em casa. E não é pelo simples fato de que eu não quero ficar sozinha. É por ele. Não quero perder o garoto com o pão." 


Book trailer do livro





Trailer do livro






15 comentários:

  1. Ain Juh eu amei a resenha, ficou muito boa... Fiquei com vontade de ler *-* Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwn que bom que você gostou amg!!
      Pois leia, é perfeito *-*
      beijoos

      Excluir
  2. Oláaa! Adorei o post.. Afinal n li o livro =\ nem vi o filme acredita?! (que mundo eu ivo né hahhahaah)

    Mas adorei saber q é chocante; e q vc gostou ^^

    Super beijo.... Seguindoooo

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seeeerio? Nossa você não sabe o que está perdendo!!!
      sim, eu amei *-*
      beijoos

      Excluir
  3. Jogos vorazes com certeza minha trilogia preferida, o primeiro livro foi muito triste mas o que você vai chorar mesmo vai ser o último, "A esperança" é bem mais triste, mas não vou dar spoiler :'(

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fabricio! com certeza a minha tambem *---*
      To lendo em chamas! mas devido aao tempo corrido nao pude ler direto e acabar logo! mas não vejo a hora de ler a esperança!! *----*
      beijoos

      Excluir
  4. O livro é tudo isso que você falou mesmo! Rsrs...
    Mas espere até chegar ao terceiro! Esse sentimento de angústia e tensão é multiplicado por mil!

    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Todos falam do terceiro livro da trilogia! eu to completamente loucaaaa pra ler!!! nn falta mt, pois to lendo em chamas *-*
    beijoos

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente ainda não li Jogos Vorazes e quando ler tenho certeza que irei me pergunta "Por que demorei tanto?" haha
    Estou doidinha para ler só falta achar o livro em promoção e ter o dinheiro para comprar também né.

    Beijos Bruna.
    Doce Timidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bruna!! E também acho que você vai se perguntar rs
      Leia sim, é muito bom!!!!
      beijos

      Excluir
  7. e adoroo a saga HG, e sua resenha esta otima :)
    parabens linda, sou até suspeito kkkk'


    http://lliwskoob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to no segundo livro, mas posso dizer que amooooo a trilogia kkk e que bom que gostou da resenha! também sou suspeita pra falar rs
      beijoos

      Excluir
  8. Olá!!!
    Adorei a resenha.
    Tenho uma relação de amor e ódio com essa série de livros, até hoje não consegui escrever nada sobre. Acho que a Katniss sofreu muito, não vou nem comentar o final do livro A Esperança, mesmo assim gostei :D

    Bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Apesar da história ser narrada por uma unica vista, a Suzanne consegue prender a atenção do leitor com louvor. Realmente Joros Vorazes é um dos livros com a narrativa mais rica da minha estante.

    Parabéns pela resenha Juh ;**

    http://meucoracaonacaneta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com voce Joilson!!
      obrigada *-*
      beijos

      Excluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!