Resenha: Uma longa jornada - Nicholas Sparks

11 março 2015

SinopseAos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Páginas: 368
Título original: The longest rider
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Nota

Uma longa jornada narra duas histórias, a de Sophia e Luke, um casal de jovens que se conhecem em um rodeio e a história de Ira e Ruth, duas histórias e gerações diferentes, mas que se cruzam em algum momento da vida. 
Sophia é estudante de artes e muito dedicada, e Luke é um cowboy misterioso que a tira de uma encrenca quando seu ex namorado está lhe perturbando. Desde o primeiro encontro os dois se sentem encantados um com o outro e há uma ligação entre eles, aos poucos vão se aproximando mais e os encontros se tornam frequentes até os dois enfim percebem que estão apaixonados e assumirem algo sério. Mas a vida dos dois é muito diferente, ela uma jovem universitária da cidade grande, ele um fazendeiro que arrisca a vida montando touros em rodeios. Sophia está quase para se formar e eles terão que decidir que rumo irá tomar o relacionamento, enquanto Luke esconde um segredo de sua amada, não quer deixá-la preocupada e triste, afinal é sua vida que está em jogo.
Ira e Ruth foram casados muitos anos, agora alguns anos depois da morte de sua esposa, Ira sofre um acidente de carro em um local de difícil acesso e com muita neve, Ira é um idoso e está muito debilitado, o que o mantêm vivo depois do acidente são as visões que tem de sua esposa e as lembranças de suas vidas juntos. Mas Ira precisa de ajuda, não sobreviverá muito tempo se não o encontrarem logo. Enquanto espera por alguém ele se agarra as lembranças vivas de sua vida com Ruth, eram loucamente apaixonados um pelo outro, um amor puro e intenso, e só tinham um ao outro, por isso após a morte da sua amada, Ira fica sozinho e tem que lidar com seus próprios problemas de saúde.


"Se nós não tivéssemos nos conhecido, acho que eu teria compreendido que minha vida não estava completa. E teria perambulado pelo mundo à sua procura, mesmo se não soubesse o que estava buscando."

Uma longa jornada é um livro bonito, mas confesso que como fã do Sparks ele me decepcionou um pouco, a leitura foi muito cansativa em algumas partes e a história não tava chamando minha atenção, felizmente o final salvou a leitura e gostei do desfecho que foi muito bonito e merecido, e pra quem não tava gostando muito da leitura eu me peguei sorrindo toda boba nas ultimas paginas. 




3 comentários:

  1. Pois é, e vai virar filme e eu ainda não li.

    Adorei a resenha e preciso ler este livro!!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Só li um livro do autor, porém, não consigo me interessar por suas histórias, elas não me chamam tanto a atenção assim.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  3. Parceria ? http://bibliotecaresytonline2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!