Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi

12 agosto 2012

Sinopse: Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304 
Nota11111  

Meu Toque é Letal, Meu Toque é Poder 

"Por dezessete anos cuidei de cobrir cada centimetro de pele exposta. Meu corpo é uma flor carnívora, uma planta doméstica envenenada, uma arma carregada com um milhão de gatilhos e ele está mais que pronto a atirar. Toque-me e sofra as consequências."


Se tratando de uma adolescente o que poderiamos imaginar? Uma menina de 17 anos que tem escola, familia e amigos não é? Mas em estilhaça-me vamos conhecer o drama de Juliette, uma menina solitária, abandonada, ela é uma sobre humana, seu toque é capaz até de matar, e por isso é tratada por todos como uma "aberração", ninguém ousa tocá-la ou ao menos chegar perto, e quando se acha que nada mais pode ficar pior, seus pais, seus próprios pais a desprezam e a deixam ser trancafiada como um animal selvagem em uma cela.

"Às vezes penso que a solidão dentro de mim explodirá pela pele e, às vezes, não tenho certeza se chorar ou gritar ou rir de histeria resolverá alguma coisa. Às vezes estou tão desesperada por tocar, por ser tocada, por sentir, que tenho quase certeza de que vou cair de um penhasco em um universo alternativo no qual ninguém, nunca, será capaz de me encontrar. Não parece impossível. Tenho gritado por anos e ninguém jamais me escutou." 
   
 Tomada por tristeza, culpa e sonhos de ser uma menina normal ela vive numa especie de "porão" de 1,48m² há 264 dias sem ter contato algum com alguém. Há 264 dias ela morre de fome e de solidão, e não consegue entender porque não a matam logo, seria mais fácil e pratico. Mas o restabelecimento tem planos para ela, e sua vida começa a mudar quando anunciam que ela irá ganhar um colega de quarto. 

Juliette não entende como é possível permitirem alguém compartilhar um quarto com ela, e sua surpresa aumenta ainda mais quando ela se depara com Adam, um garoto deslumbrante que no começo ela reluta em ter algum tipo de contato mesmo com todas as tentativas e perguntas dele, afinal ela nunca teve amigos, nunca teve nenhum contato com outras pessoas, mas com o tempo a convivência com ele vai se tornando mais fácil e indispensável.

Agora ela está num conflito interno,  disposta a descobrir seu verdadeiro "eu" e viver coisas que ela sempre sonhou viver, mas para isso ela terá que entrar em um caminho desconhecido e incerto. 

Estilhaça-me nos surpreende e nos deixa passar a noite em claro, afinal é tão bom que é quase impossivel parar de ler, a gente viaja totalmente no livro, a forma como a autora descreve os pensamentos de Juliette nos faz fazer parte da estória e melhor ainda estar na cabeça dela e sentir as mesmas coisas que ela sente, posso dizer que eu entrei totalmente na mente de Juliette e vi tudo de camarote! E cada capítulo eu me encantava mais ainda, um misto de emoções se passa ao decorrer de todo o livro, senti as angústias, as tristezas, as empolgações, o amor e enfim a esperança. E não me canso de dizer que a-m-e-i completamente o livro e sim ele superou minhas expectativas. E depois de uma leitura maravilhosa e mais um livro que foi para os meus favoritos eu só posso dizer que vocês precisam ler estilhaça-me.

"É como uma pessoa que está esvaziando os bolsos sobre a terra e parece não se importar com o destino do conteúdo que cai, que parece não se importar com o fato de que as gotas de chuva estouram quando atingem o solo, de que elas estilhaçam quando chegam ao chão, de que as pessoas amaldiçoam os dias em que as gotas ousam tocar sua porta. Sou uma gota de chuva. Meus pais esvaziaram seus bolsos de mim e deixaram-me evaporar sobre uma laje de concreto."

"Estou pasmada, com olhos e boca escancarados, visto que sinto buracos por toda parte, perfurados no terreno de meu corpo. Meu coração deve estar sangrando no meu peito. Olho para baixo e não consigo entender por que não há sangue em meu vestido, por que esta dor em meu coração toca-me de modo tão real."

Assista o Book trailer do livro:

 

 

E pra quem ainda não viu as novas capas da trilogia nos EUA:

 





10 comentários:

  1. Adorei a resenha... So me deixou mais curioso !!
    Agora essas capas nos EUA são umas verdadeiras aberrações! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler Gabriel!!!
      E eu gostei das capas dos EUA *----------*
      bjooo

      Excluir
  2. Louco para ler estilhaça-me, mesmo já tendo comprado o livro a um tempão, to enrolando pra ler, é o que me pergunto, o que estou esperando para ler esse livro? É claro que só de folhear o livro me irritei um pouco, existem mtas frases cortadas e Juliette fica repetindo várias vezes a mesma frase, mas enfim, na hora que ir ler vou TENTAR ignorar isso, eu achei a capa de estilhaça-me bastante legal, mas as capas americanas são MTO legais!!!! Preferiria que o Brasil tivesse lançado as capas assim *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começa é um pouco incomodo mesmo Fabricio! Mas depois agente vê que da um tcham no livro kkk- Mas ele é muuito bom!!! Leia sim *-*
      Ah eu gosto da capa daqui, mas as outras eu achei mt melhores tmb!! e queria elas bubu'
      bjooo

      Excluir
  3. OMG!
    Dentre os livros que li, esse é o que tenho mais vontade rs
    Amei a sua resenha, ela só fez com que eu ficasse loucaaa para ler.
    E eu sei que, quando vou por você eu adoro/amo, assim como estou amando ler Delírio *-*
    Ainn super louca para embarcar na história da Juli e do Adam *----*
    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii que bom que você tá gostando de delirio, ele é otimo!! (eu chorei) :(
      E tenho certeza que você vai gostar de "estilhaça-me" também!!
      bjoooo

      Excluir
  4. O primeiro pensamento que me veio à cabeça quando comecei a ler sua resenha: "Caraca, escreveram um livro da Vampira(X-men)". A história parece ser muito boa, mas não dá pra não ver as semelhanças, como o fato da pele ser mortal e a vontade de poder tocar alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah isso é verdade Wallace, quer dizer ainda nn vi X-men :S mas ja li resenhas falando a respeito da comparação!
      bjjj

      Excluir
  5. Muito boa a resenha Jhully! Adoro fantasias distópicas, e acho que essa vai com certeza ser muito boa. Você sabe se vão mudar os padrões das capas daqui tbm? Adorei as capas americanas, se bem que a nossa tbm é perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certezaaaaaaaaaaa Camilla! Estilhaça-me é mt bom!! *----*
      tmb gostei das capas americanas, mas infelizmente nn sei se vao mudar aqui *-* e realmente a nossa tmb é mt boa!
      beijs

      Excluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!