Resenha: Eu e você - Niccolo Ammaniti

10 agosto 2014

Sinopse: Tímido, anti-social e neurótico, mas também sensível, meticuloso e perspicaz, Lorenzo tem dificuldade de se comunicar com o mundo. Para realizar seu sonho de viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes, esconde-se no porão de casa durante a semana branca – sete dias de férias que os jovens têm direito na Itália. Assim, cria um mundo particular onde pode ouvir música, assistir a filmes no computador, ler e se sentir à vontade. Sua semana de sonhos está pronta para começar quando, de repente, chega uma visita inusitada: a rejeitada meia-irmã Olivia.
Em Eu e você, o talento de Niccolò Ammaniti para criar personagens fortemente humanos, pelos quais é fácil afeiçoar-se, e sua capacidade de contar histórias comoventes reúnem-se em um relato sobre mentiras tão pueris quanto inescapáveis, promessas nunca cumpridas e tudo aquilo que se quer, mas não se pode ter. Ou ser.

Páginas: 160
Título original: Io e Te
Autor: Niccolo Ammaniti
Editora: Bertrand Brasil
Nota: 

Lorenzo é um garoto de 16 anos, é tímido e não tem amigos, sempre apresentou comportamentos estranhos e frequenta o psicologo desde criança. Ao contrario  dos adolescentes da sua idade, ele não tem interesse em grupo de amigos, namoro, passeios, nada disso. O que não deixa os pais dele felizes, então para mudar isso e não ter mais que ir ao psicologo ele resolve agir como um adolescente normal, mas só por aparências. 
Quando vê a animação de alguns alunos da sua turma comentando sobre uma viagem de uma semana ele vê o momento ideal para sua farsa, chega em casa e diz a sua mãe que foi convidado à essa tal viagem. Seus pais ficam muito felizes e ele não consegue dizer que era uma brincadeira, então resolve se esconder no porão de sua casa onde quase sempre ninguém vai e ele poderá passar uma semana sozinho, com seus livros, filmes e vídeo game, por uma semana ele poderá ser ele mesmo, sem esconder quem é e como se sente.
Ele planeja tudo muito bem e quando chega o grande dia se sente livre e satisfeito. Para sua decepção recebe uma visita inusitada no porão, sua meia irmã Olivia, eles quase não se veem e não se conhecem direito já que nunca tiveram muito contato, mas agora ela sabe o segredo dele e quando está precisando de ajuda e um lugar pra ficar por uma noite ele não tem alternativa a não ser deixá-la ficar com ele. O que ele não sabe é que Olívia está lutando contra as drogas e enquanto estiver lá com ele terá crises e crises de abstinência. Lorenzo tenta ajudá-la de qualquer jeito, ao mesmo tempo em que vai conhecendo melhor a irmã e se apegando à ela, mas os dias vão passando e logo mais ele terá que voltar da "viagem" e cada um irá para um lado e seguir seu caminho, mas a semana que passaram juntos ajudou os dois e proporcionou à eles um novo olhar da vida.

Eu e você é um livro curto e uma narrativa boa e envolvente, gostei da forma como Niccolo escreve e a leitura fluiu bem, mas dei três estrelas porque achei que o final poderia ter sido melhor e mais rico em informações, talvez por esses motivos deixou a desejar, pelo menos para mim. 



10 comentários:

  1. Como é triste quando um final deixa a desejar :( mas parece ser um livro legal!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal sim, eu esperava mais, mas foi bom msm assim rsrs
      bjs

      Excluir
  2. Tenho vontade de ver o filme e agora fiquei mais curiosa pelo livro RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda nao vi o filme! vou ate procurar *o*
      beijoos

      Excluir
  3. Achei bem diferente, mas acho que não leria. Ainda mais por saber que o final não foi tudo aquilo. Lembrei de um primo que fez algo parecido. Ficou toda a família procurando por ele feito louco e ele estava no sótão de casa hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk nossa serio?? achei interessante!! kkkkkk
      bjs

      Excluir
  4. Aff, só de saber que o final deixou a desejar, fico até sem interesse em ler o livro.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim david, ainda bem que ele é pequeno e li em algumas horas rsrs
      beijos

      Excluir
  5. Não conheço o livro, mas a temática é interessante, e consequentemente tem que ser muito bem abordada, considerando que se trata de um confinamento.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei a tematica interessante tambem por isso resolvi lê-lo, mas infelizmente o autor nao soube explorar mais o livro :S
      beijoos

      Excluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!